Lendo os rótulos corretamente
Atualizado: 29 de nov. de 2020
Esse assunto é extenso e provavelmente voltaremos nele muitas e muitas vezes.
Quando se começa a pensar em alimentação saudável a leitura correta dos rótulos se faz extremamente necessária.
É importantíssimo gastar uns minutos a mais no supermercado lendo cuidadosamente aquelas letrinhas minúsculas de cada embalagem.
A primeira e mais importante lição que você precisa ter em mente é : SE TEM RÓTULO/EMBALAGEM, JÁ NÃO É TÃO SAUDÁVEL ASSIM. Comida de verdade não tem rótulo, não é fabricada!
Mas, como a maioria de nós não consegue mesmo viver sem o mínimo de produtos industrializados (e hoje vamos falar só dos rótulos de alimentos), vamos lá :
Comece esquecendo a frente da embalagem! Isso é pura enganação e marketing. Aquela imagem de fit e os balõezinhos dizendo que são fontes disso ou daquilo são tuuudoo balela! Propaganda enganosa mesmo! Logo, a primeira coisa a se fazer é virar a embalagem. É lá, no lado B onde você vai saber o que realmente está levando pra casa.
Na parte de trás (ou do lado) você vai encontrar 2 coisas importantes : a tabela nutricional e a lista de ingredientes.
A tabela nutricional, maior e com mais destaque também pode tentar te enganar! Preste atenção!
As informações contidas na tabela nutricional dizem respeito à porção!
No topo da tabela vem escrito qual é a porção a qual ela está se referindo. Muitas vezes a porção é muito pequena e a gente come 4, 5 porções da "coisa"de uma tacada só.
Por que isso?
Porque no Brasil (e aqui nos EUA e em outros países também) há uma lei que diz que o fabricante pode arredondar para 0 (zero) o que pesar menos de 0,5g POR PORÇÃO. Ou seja, aquela barra de chocolate que diz ser ZERO AÇÚCAR pode não ser nada zero (leia mais aqui)
Se, por exemplo, a porção desta tal barra for de 1 quadradinho, quer dizer que cada quadradinho pode ter 0,499g de açúcar e é claro, ninguém come 1 quadradinho só, né?
Isso é um perigo! Principalmente para quem é diabético e acredita que, por ser ZERO/DIET pode-se comer à vontade daquilo.
Vamos ver o exemplo do Sucrilhos™. A porção é 3/4 de xícara. Vejam na foto quanto dá isso

Uma mão cheia. Qual é a criança (ou adulto) que come só uma porção de Sucrilhos™?
Determinada a porção vamos olhar os valores da tabela. É claro que ela toda interessa mas as 3 coisas mais importantes e que você deve SEMPRE olhar são:
Quantidade de açúcar : NUNCA mais de 10% da PORÇÃO. Lembre-se que a maioria deste açúcar será adicionado, ou seja, açúcar que não é natural do alimento e sim adicionado principalmente para dar durabilidade e textura.
Quantidade de Proteína : Pelo menos 10% por porção
Quantidade de Fibras : também pelo menos 10% por porção.
De cara a gente vê que mesmo com uma porção bem pequena o Sucrilhos™ não passa no teste!

12g de açúcar por 30g na porção = 40%
1,3g de proteína por 30g na porção = 4,33%
0,3g de fibra (por que aí eles não colocam o ZERO FIBRA???😠) = 1%
Mas aposto que você pensava que é importante seu filho comer cereal de manhã porque é uma ótima fonte de fibras e vitaminas, não é mesmo?
NÃOOOO!!! Não é! É açúcar quase puro que engorda e vicia!
Ahhh mas e o Nesfit®? Melhor, mas ainda assim, nada saudável e aí passamos à segunda parte da leitura: os ingredientes!

Veja que pela tabela, o Nesfit® quase "passaria": 4,6g de açúcar (15%) 2,6g de proteína (8,66%) e 4g de fibra (13%) pelos mesmos 3/4 de xícara da porção.
Existem melhores opções de cereais no mercado, então, se você gosta muito e não consegue ficar sem, procure um com pouco ou nenhum açúcar adicionado e com boa quantidade de fibras.
Agora vamos aos ingredientes (retirados do site da Nestle) :

Quando começarmos a ler a lista de ingredientes devemos ter em mente alguns pontos que eu já expliquei no post passado :
O tamanho da lista ( mais que 10 já é muito)
A ordem dos ingredientes (o que vem primeiro tem mais quantidade)
Palavras/ ingredientes pronunciáveis e que você reconheça
e NUNCA, eu disse NUNCAAAAA conter coisas como:
xarope de glicose
xarope de milho de alta frutose (high corn fructose syrup)
MSG (Glutamato Monossódico)
Se vocês lembram bem da aula de biologia, vão saber que carboidratos e amidos (trigo,arroz, milho) têm altíssimo índice glicêmico e se transformam em açúcar rapidamente, portanto, mesmo um cereal matinal que não é péssimo pode ser terrível para quem tem diabetes! ).
Bom, por hoje é isso!
Uma pincelada rápida nas principais armadilhas das embalagens.
Fiquem atentos e não se deixem enganar.